Detalhamento das disciplinas obrigatórias

METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES

CATEGORIA: Obrigatória

CRÉDITOS: 2

CARGA HORÁRIA: 30 horas

EMENTA: Aborda o campo artístico enquanto campo específico de conhecimento e visa ao debate reflexivo sobre os diferentes métodos nas pesquisas em artes e sobre artes. Tem como objetivo fundamentar e instrumentalizar a elaboração dos projetos de pesquisa.

BIBLIOGRAFIA

ADAMS, Laurie Schneider. The methodologies of art: an introduction. Boulder [USA]: Westview Press, 1996.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.) O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002. 

COLWELL, Richard; WEBSTER, Peter. MENC Handbook of Research on Music Learning:Volume 1:Strategies. New York: Oxford University Press, 2011.

COLWELL, Richard; WEBSTER, Peter. MENC Handbook of Research on Music Learning:Volume 2: Applications. New York: Oxford University Press, 2011.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 22.ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

FERREIRA, Glória. Escritos de artista – anos 60 – 70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

HATT, Michael; KLONK, Charlotte. Art history: a critical introduction to its methods. Manchester: Manchester University Press, 2006.

MERRIAM, Sharan. Qualitative Research: A Guide to Design and Implementation. San Francisco: John Wiley & Sons Inc., 2009.

PILLAR, Analice Dutra; et al. Pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS; Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), 1993.

POMBO, Olga; DI MARCO, Silvia (org.). As imagens com que a ciência se faz. Lisboa: Fim de Século, 2010.

 

 

 

 

 

 

 

ARTE E CULTURA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: SUBSÍDIOS TEÓRICOS

CATEGORIA: Obrigatória 

CRÉDITOS: 4

CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: A disciplina trabalha bases teóricas para abordar os diversos temas concernentes a arte e a cultura, promovendo um debate interdisciplinar sobre os circuitos de produção, difusão e recepção na atualidade.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DA MATTA, Roberto. Você tem cultura? In: ______.Explorações, ensaios de sociologia Interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: Cosac&Naify, 2005.

______. Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp, 2006.

DENORA, Tia. Music in everiday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A,1997.

HERZ, R. (Org.) Theories of contemporary. New Jersey: Prentice-Hall, 1985.

HUYSSEN, Andreas. After the great divide: Modernism, mass culture, postmodernism. Bloomington: Indiana University Press, 1986.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

TURINO, Thomas. Music as social life: The politics of participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.

SELZ, Peter Howard; STILES, Kristine (Ed). Theories and documents of contemporary art: A sourcebook of Artist’s writings. Berkeley: University of California Press, 1996.

SMALL, Cristopher. Musicking: The meanings of performing and listening. Middleton: Wesleyan University Press, 1998.

WEINTRAUB, Linda, DANTO, Arthur et al (Ed.) Art on the edge and over: Searching for art’s meaning in contemporary society 1970s-199s. s/local: Art Insights, 1997.

SEMINÁRIO DE PESQUISA: DIMENSÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA.

CATEGORIA: Obrigatória para estudantes da Linha 1

CRÉDITOS: 2

CARGA HORÁRIA: 30 horas

Ementa: Apresentação e discussão dos projetos em andamento, leitura e debates de textos específicos.

BIBLIOGRAFIA

BARBROOK, Richard. Futuros imaginários. São Paulo: Peirópolis, 2009.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Unesp, 2003.

FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília. Escritos de artistas, Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 2006.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. O meio como ponto zero. Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2002 (Coleção Visualidade).

RUSCH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, 2006.

SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (Orgs.) Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: Educ, 2008.

VENTURELLI, Suzete. Arte. Espaço-tempo-imagem. Brasília, UNB, 2004.

 

 

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E RECEPÇÃO.

CATEGORIA: Obrigatória para estudantes da Linha 2

CRÉDITOS: 2

CARGA HORÁRIA: 30 horas

EMENTA: Apresentação e discussão dos projetos em andamento, leitura e debates de textos específicos.

BIBLIOGRAFIA:

DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GREEN, Lucy. Music on the deaf ears: Musical Meaning, ideology and education. Manchester University Press, 2008.

GREENBERG, Reesa; FERGUSON, Bruce; NAIRNE, Sandy (Orgs.). Thinking about Exhibitions. London and New York: Routledge, 1996.

HENNION, Antoine. La Pasion Musical. Espanha: Paidos, 2002.

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Museums and Education: Purpose, Pedagogy, Performance.London:Routledge, 2007.

HOFFMAN, Donald. Visual intelligence: How we create what we see. W.W. Norton, 2000.

MATTELART, Armand. Diversidade Cultural e Mundialização.  São Paulo: Parábola, 2005.

MENDONÇA, Maria Luisa Martins de.  Midia e Diversidade Cultural: Experiências e Reflexões. São Paulo: Casa das Musas, 2010.

SOLSO, Robert. Cognition and the visual arts. M.I.T. Press, 1994.

TEMPERLEY, D. The cognition of basic musical structures. The MIT Press, 2004. 

WEINTRAUB, Linda, DANTO, Arthur et al (Ed.) Art on the edge and over: Searching for art’s meaning in contemporary society 1970s-199s. s/local: Art Insights, 1997.